A corrosão das peças é um problema em indústrias tão exigentes como a automóvel, aeronáutica, construção civil, entre outras; então a utilização de processos que melhoram a aderência dos revestimentos, protegem contra a corrosão e são económicos, torna-se fundamental para o sucesso e durabilidade dos produtos que fabricam.
A anodização de alumínio é um processo em que a camada superficial do metal passa por uma transformação, convertendo-a numa camada mais dura e resistente à corrosão do que a camada original; quando utilizada uma coloração, teremos uma vasta gama de acabamentos. As peças de alumínio passam por uma sequência de banhos diferentes: desengordurante, acetinagem, neutralizante, anodização (onde se forma a camada anódica referida anteriormente), coloração e selagem, com condições de operação diferentes e utilizando produtos diferentes, cada um com a sua função, culminando num produto homogéneo e visualmente atrativo, bem como mais resistente ao tempo que a peça inicial.
Na Solquimia oferecemos uma vasta gama de produtos, adequados a cada etapa do tratamento, alguns com aprovação QUALANOD, adequados às condições e exigências dos clientes.
A lacagem de alumínio consiste na aplicação de tinta em pó, posteriormente polimerizada num forno a alta temperatura. Antes da lacagem é necessário preparar a superfície das peças de modo a eliminar todos os resíduos de óleo, gorduras e limalhas e, ao mesmo tempo, melhorar a aderência da lacagem posterior.
Para isso as peças passam por uma sequência de tratamento constituída por: desengordurante, desoxidante, conversão da camada e secagem, que pode ser aplicada por imersão, aspersão, ou em cascata.
Para qualquer posição de tratamento e qualquer que seja o processo utilizado, a Solquimia dispõe de produtos específicos, adequados às necessidades dos clientes e das suas exigências, alguns com aprovação QUALICOAT.